Orquestra Sinfônica abre temporada 2020 em março

São diversos os fatores que fazem de Indaiatuba uma referência em qualidade de vida. Entre eles, os investimentos em Cultura se destacam. Em 2020, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba apresenta a temporada mais completa desde a sua fundação. Os concertos serão divididos em Série Oficial e Série Especial, com repertórios variados e destaque para a celebração dos 250 anos de nascimento do compositor alemão Ludwig van Beethoven, que será homenageado no Concerto de Abertura da Temporada, que acontece dia 7 de março, às 20 horas, no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), com entrada franca.

“Serão duas séries de concerto, a Série Oficial e a Série Especial, onde apresentaremos os mais variados repertórios, buscando sempre aquelas qualidades que vêm caracterizando nossa orquestra: a versatilidade e a excelência artística”, afirma a secretária de Cultura, Tânia Castanho.

A Série Oficial será composta pelos clássicos: grandes sinfonias, concertos com solistas conceituados e uma ópera. Já os concertos da Série Especial acontecerão quase todos ao ar livre e reúnem programas diferentes daqueles que se espera de uma orquestra: concertos de rock, um especial para crianças, além da tradicional participação no Encantos de Natal, em dezembro.

“Não fazemos a temporada sozinhos e precisamos agradecer à Prefeitura Municipal de Indaiatuba. Atualmente, além da Orquestra Sinfônica, nossa instituição mantém a Orquestra Jovem de Indaiatuba e uma Escola de Música que atende gratuitamente mais de 200 crianças e jovens instrumentistas”, afirma Paulo de Paula, diretor artístico e regente da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba. “Sem o imenso apoio dado pela Secretaria Municipal de Cultura, não seria possível fazer todo trabalho que temos realizado na cidade”.

O regente aproveita para enaltecer o público. “Agradecemos principalmente a todos que têm participado de nossos concertos. A Sinfônica é um patrimônio de Indaiatuba e pertence a vocês. Consideramos a plateia uma extensão do palco (ou vice-versa) e cada um de vocês também faz parte da nossa orquestra”, destaca Paulo. “Como bem escreveu Beethoven, a música tem o poder de acessar o nosso mais profundo, de tocar nos recônditos da alma. É o que procuraremos fazer ao longo de toda essa temporada de 2020: ligar o mundo espiritual ao material através da música e teremos uma grande felicidade em fazer isso com todos vocês”.

Beethoven

“Beethoven é talvez o compositor mais importante para a música sinfônica, tanto que podemos dizer que existe o ‘antes de Beethoven’ e o ‘depois de Beethoven’”, destaca o regente. “Sua obra foi tão impactante que influenciou praticamente todos os compositores da geração seguinte. Por isso, nada mais justo que, neste ano em que comemoramos os 250 anos de nascimento do compositor, façamos uma homenagem nesse primeiro concerto que marca a abertura da nossa temporada de 2020”.

O Concerto de Abertura da Temporada acontece dia 7 de março, às 20h, no Ciaei. “Beethoven compôs apenas uma ópera ao longo de sua vida: ‘Fidelio’. Perfeccionista, escreveu quatro aberturas diferentes até chegar à versão final que, em sua opinião, melhor funcionava como introdução e ficou conhecida como ‘Abertura Fidelio’. As outras três, chamadas de ‘Leonore 1, 2 e 3’, ganharam vida própria e são frequentemente apresentadas nas salas de concerto”, conta Paulo.

Beethoven amava o campo e em sua obra é possível encontrar uma série de referências. Porém, em nenhuma delas, o compositor se coloca tão abertamente quanto na sexta sinfonia. “Apesar de se inscrever no que chamamos música programática, a ‘Sinfonia Pastoral’, como bem diz o compositor, não é uma obra que busca trazer à mente uma imagem do campo, mas fazer com que o ouvinte possa experimentar, vivenciar as sensações que encontraria naquele ambiente”, analisa o regente. “Mesmo nos momentos em que as evocações e imagens são claras, o que temos é a sensação, a força da música. E assim a Sinfônica de Indaiatuba convida todos a partilhar desses momentos e experimentar todas essas sensações que só a música é capaz”.

SERVIÇO

Concerto de Abertura da TemporadA Com: Orquestra Sinfônica de Indaiatuba

Data: 7 de março – Horário: 20 horas – Local: Ciaei

Endereço: Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3.665, Jardim Regina

Entrada franca e por ordem de chegada

TEMPORADA 2020

  • 7 de março – 20h, no Ciaei – Abertura da Temporada

Programa: Abertura ‘Fidelio’ e Sinfonia 6 ‘Pastoral’ de Beethoven

  • 17 de abril – 20h, no Ciaei – Concerto – Série Oficial

Programa: Sinfonia 83, de Haydn, e Sinfonia Concertante, de Mozart Solistas: Adonhiram Reis e Gabriel Marin

  • 1º de maio – 20h, no Ciaei – Abertura do Maio Musical

Programa: Sinfonia 9 ‘Novo Mundo’, de Dvorak

  • 31 de maio – 20h, em palco aberto – Encerramento do Maio Musical

Programa: Rock Sinfônico

  • 3 de julho – 20h, em palco aberto – Abertura do Festival de Inverno
  • 13 de julho – 20h, em Itaici – Abertura do 2º EMIn
  • 2 de agosto – 20h, em palco aberto – Encerramento do Festival de Rock
  • 22 de agosto – 20h, no Ciaei – Concerto – Série Oficial
  • 19 de setembro – 20h, em Itaici – Concerto – Série Oficial

Programa: Ópera ‘Suor Angelica’, de Puccini

  1. 12 de outubro – 16h, no Ciaei – Especial Dia das Crianças
  2. 21 de novembro – 20h, no Ciaei – Concerto – Série Oficial

Programa: ‘Sinfonia nº 5’, de Tchaikovsky

Encantos de Natal

  • 6 de dezembro – 19h, em palco aberto
  • 13 de dezembro – 9h, em Itaici
  • 13 de dezembro – 19h, em palco aberto
error: Content is protected !!