Defesa Civil orienta sobre cuidados no período de chuvas intensas

Defesa Civil orienta sobre cuidados no período de chuvas intensas

Índice pluviométrico registra um acumulado de 101,9mm nas últimas 24 horas

A Prefeitura de Indaiatuba, através da Secretaria de Segurança Pública, orienta que até 31 de março é marcado por fortes chuvas que podem provocar enchentes, enxurradas, alagamentos, inundação, raios e deslizamentos. Qualquer problema que o munícipe tenha, o telefone 153 é disponibilizado para acionar a Defesa Civil do município, que é o órgão responsável para ajudar nos possíveis danos decorrentes de eventos climáticos extremos.

O coordenador da Defesa Civil, Paulo Cesar Feijão, informa que a medição do índice pluviométrico realizado na manhã desta segunda-feira registrou um acumulado de 101,9mm nas últimas 24 horas. “Apesar do grande volume de chuva, a água fluiu bem e não fomos notificados para atender nenhuma ocorrência de risco à população. Registramos a queda de quatro árvores e um poste de iluminação. Nenhuma ocorrência resultou na interdição de via públicas.”

Estamos no verão, período em que as chuvas volumosas são esperadas. Reforço que o maior problema ocorre quando um volume muito grande de água cai em um curto período. Por mais estrutura que a cidade tenha é impossível não ter alguns pontos de alagamento. Se você está na rua, o recomendado é que procure um local seguro. Para os motoristas que estão na rua, o melhor é procurar um local mais alto, esperar que a água baixe e não tentar passar por ruas inundadas. Outro cuidado é nunca caminhar por locais alagados ou com enxurrada, evitando assim pisar em bueiros abertos ou buracos cobertos pela água. A Defesa Civil também adverte que, telhas, calhas, entre outras partes do imóvel sejam vistoriadas quando estiverem secas. Estes espaços devem estar sempre limpos e não podem ficar soltos. É muito importante não jogar lixo e entulho nas vias públicas para não entupir as bocas-de-lobo, e assim prevenir pontos de alagamento. Se você estiver numa situação de perigo ou ver qualquer problema, ligue no 153. A Defesa Civil funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana”, finaliza Feijão.

Foto: Arquivo Eliandro Figueira – RIC/PMI

 

Publicidade

Conteúdo originalmente postado no Portal iMais. Acesse: www.imais.com.br

 

error: Content is protected !!