iMais

Show de Edson & Hudson marca comemorações do aniversário de 189 anos de Indaiatuba

Indaiatuba completa 189 anos no dia 09 de dezembro e o presente da Administração Municipal para a cidade será entregue na véspera, dia 08, com o show da dupla Édson & Hudson na inauguração do final da urbanização do Parque Ecológico, no Jardim Paulistano. O evento terá início às 18h, com animação do Koringa e shows de Maurício & Mauri e Keké Oliveira. Na programação de aniversário também estão a sessão solene para entrega da medalha João Tibiriçá Piratininga e do título de Funcionário Padrão da Prefeitura, autarquias e fundações, no dia 07, e a entrega da reforma do Derefim (Departamento de Reabilitação Física e Mental de Indaiatuba), no dia 09.

Com a inauguração do trecho final do Parque Ecológico, o prefeito Nilson Gaspar conclui a urbanização do mais importante parque urbano do município. A urbanização do espaço de lazer projetado pelo arquiteto e urbanista Ruy Ohtake foi iniciada em 1992 e intensificada a partir de 1997, quando o atual prefeito comandava a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente.

O trecho final do Parque Ecológico está localizado na rua Martinho Lutero, entre o Jardim Morada do Sol e o Jardim Paulistano e abrange cerca de 15 mil metros quadrados. Todas as atrações do Parque estão instaladas no entorno de três lagos, entre elas um campo de futebol oficial com vestiários, uma quadra poliesportiva, meia quadra de basquete em dois locais, playground, pista de caminhada e cerca de 3,4 quilômetros de ciclovia. O estacionamento foi projetado para ser convertido em um espaço para eventos, como vai acontecer no show de inauguração.

A mina de água foi protegida e foram realizados plantios de árvores no local, além de um projeto de paisagismo. O espaço terá, ainda, uma casa de zeladoria para garantir a manutenção do campo de futebol e dos vestiários.

Os trabalhos foram iniciados no final de 2018 com as Secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e de Obras e Vias Públicas, em parceria com o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) que participou da readequação topográfica e da formação dos lagos.

Sessão Solene

A sessão solene em comemoração ao aniversário da cidade será realizada no dia 07 de dezembro, a partir das 8h30, no Auditório do Paço Municipal. Na ocasião, o prefeito Nilson Gaspar fará a entrega da Medalha João Tibiriçá Piratininga e do título de Funcionário Padrão da Prefeitura, autarquias e fundações.

A medalha João Tibiriçá Piratininga é a maior comenda da municipalidade e este ano será entregue ao fundador e presidente da Comunidade Terapêutica Farol, Elton Oliveira. A indicação do homenageado foi feita pela Fundação Pró-Memória de Indaiatuba e aprovada pelo Executivo Municipal. A Comunidade Farol funciona como alojamento para os moradores de rua do município e atende homens e mulheres. Os trabalhos são desenvolvidos em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, com a proposta de resgatar a integridade do ser humano e oferecer a oportunidade de reintegrá-lo à sociedade.

A medalha João Tibiriçá Piratininga é entregue desde 1984, quando entrou em vigor a Lei nº 2.086. O objetivo é homenagear cidadãos que tenham prestado relevantes serviços ao município de Indaiatuba.

O título de Funcionário Padrão do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) deste ano vai para a assistente administrativa Akemi Miyabayashi, 36, que trabalha no departamento de Leitura da autarquia. Ela ingressou no Saae em 2003 e nos 16 anos de carreira prestou serviços como assistente administrativa em vários departamentos como Atendimento, Contabilidade e de Leitura, onde está há 10 anos.

As comissões julgadoras da Prefeitura, Seprev (Serviço de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores Municipais de Indaiatuba) e Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) ainda estão finalizando nesta semana o processo de escolha dos servidores que serão homenageados com o título de Funcionário Padrão durante a sessão solene do dia 07.

Para concorrer ao título de Funcionário Padrão é necessário ser funcionário efetivo com pelo menos três anos de exercício. Na Prefeitura Municipal o número de candidatos ao título em cada secretaria é proporcional ao número de funcionários lotados. Após uma eleição prévia por meio de votação dos funcionários de cada secretaria, os currículos dos selecionados são analisados por uma comissão julgadora, que define o vencedor. As autarquias e fundações realizam seu próprio processo interno de eleição e seleção do vencedor.

Derefim

No dia do aniversário da cidade, 09 de dezembro, o prefeito fará a entrega oficial do prédio do Derefim (Departamento de Reabilitação Física e Mental), que passou por uma reforma geral. A cerimônia de entrega da obra será realizada às 08h, com a presença de autoridades locais.

A obra foi realizada pela equipe da Secretaria de Obras e Vias Públicas, com recursos próprios, para oferecer mais conforto e comodidade aos pacientes atendidos pelo serviço. O prédio passou por adequações de espaços internos, troca de pisos e revestimentos, troca de telhado e calhas, instalação de forros de gesso e manutenção hidráulica e elétrica. Também foram realizadas mudanças na fachada e realizada a pintura geral.

O Derefim é um serviço ligado à Secretaria de Saúde voltado ao tratamento nas áreas de reabilitação física, auditiva e intelectual, localizado na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 6271, no Jardim Morada do Sol. Além da realização de serviços e abertura de processos para órteses e próteses, o local também oferece consultas nas especialidades de fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, psicopedagogia, serviço social e visitas domiciliares

Formada em Administração, Pós graduada em Marketing e Comunicação. Consultora de Empreendedorismo e Marketing, Atua também nas áreas de Gestão de Conteúdos, Colunista e Apresentadora do Programa "Minuto Empreendedor" na Rádio Jornal de Indaiatuba.