iMais

Tardes do Rock faz tributo ao produtor musical Caio Ribeiro neste domingo (27)

Foto: Divulgação

Neste domingo (27) acontece uma edição especial do “Tardes do Rock”, que trará uma homenagem ao produtor musical Caio Ribeiro. Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, o evento aberto ao público será realizado a partir das 15h na Concha Acústica, no Parque Ecológico. O “Tributo a Caio Ribeiro” contará com shows das bandas Guardian of Lighting, Adrede, Muzzarelas e Tolerância Zero e participação especial de Anderson Xavier (Xav) e Michel (Letal Charge).

Todas as bandas que participarão da homenagem conviveram ou trabalharam em algum momento com o engenheiro de som Caio Ribeiro, que tinha mais de 30 anos de carreira como produtor musical e faleceu em decorrência de um câncer em 14 de novembro de 2018. Ele trabalhou durante 13 anos como o Ira! e durante oito anos com o Charlie Brown Júnior. Também atuou com grandes grupos de rock, como, Raimundos, Raul Seixas, Sepultura, RPM, Camisa de Vênus, Plebe Rude, entre outros. Até 2007 foi sócio da Basemente Studio, gravando mais de 50 álbuns de bandas alternativas. Atuou ainda como diretor musical da peça “Macbeth”, com Antonio Fagundes, Vera Fisher, Estenio Garcia e Paulo Goulart. Mais recentemente estava no comando da produtora Stage Records, em Campinas.

A recém formada banda Guardian of Lightning, de Guariba (SP) criou um novo gênero musical, o Thunder Metal, no qual o baixo elétrico aparece como um elemento principal, fazendo a parte dos solos juntamente com uma base de guitarra pesada. O grupo é formado por Marco Fino (Markão) na voz e guitarra, Iron King no Lead Bass e Lord Drum (Fabio Belodi) na bateria e teclados.

Na ativa desde 2004, a Adrede tem acumulado muito respeito no cenário musical do rock e entre nomes consagrados do estilo. Lançou dois CDs com produção de Caio Ribeiro, “Em nome da sujeira”, em 2008, e “Desesperanto”, em 2013. Formada por Bill Sandre no vocal, Rafael Toledo, no baixo, Tiago Lorenzette na guitarra base e solo e Marcelo na bateria. Foi considerada a banda com melhor performance nacional em 2013 pelo site NM4U. Foi a vencedora do Festival Bandas Independentes 2014, abrindo o show da banda Tihuana, no Carioca Club-SP.

Os Muzzarelas é uma banda de Campinas formada em 1991 por um grupo de amigos que gostavam de música pesada em geral. Pouco tempo depois começaram a abrir shows para bandas como Ratos de Porão, Marky Ramone, Fugazi, entre muitos outras. O primeiro contrato de gravação resultou na estreia, em 1995, de ‘Jumentor’, produzida pelo cantor de Ratos de Porão, João Gordo. Quase 30 anos e sete álbuns depois, eles já tocaram em todo o Brasil e na Argentina e tiveram seus álbuns lançados na Europa e no Japão, além de participarem de compilações em vários países.

O Tolerância Zero (ou TZero), de Indaiatuba, foi iniciado em 1997 e alcançou feitos notórios no início da década, lançando o aclamado álbum “Ninguém Presta” com participações de peso como Andreas Kisser (Sepultura), João Gordo (Ratos de Porão) e Doze (Pavilhão 9). Algumas músicas foram incluídas na trilha sonora do filme ‘O Invasor’ dirigido por Beto Brant e, no elenco, Paulo Miklos (Titãs) e Mariana Ximenez. Após um hiato de cinco anos o grupo voltou com força total em 2016, quando lançou o single “Tudo Loco”, com Campa no vocal, Pé na guitarra, Sapupo no baixo e Leko na Bateria.

O Portal iMais seleciona e publica as melhores informações diariamente buscando notícias que valorizam o estilo de cada leitor. Para enviar sua sugestão de conteúdo utilize o e-mail: conteudo@imais.online.