iMais

Como superar a Autosabotagem?

A autosabotagem é um dos grandes vilões do nosso desenvolvimento pessoal e profissional.

Você já sentiu ser uma pessoa não digna dos elogios ou do cargo que exerce na empresa? Você já fez piadas do seu próprio desempenho ou criou situações engraçadas de suas ações para tirar assim o peso do erro e ser aceito pelos demais? Autosabotagem é o que fazemos quando nós mesmos criamos obstáculos e empecilhos para a realização das nossas tarefas, compromissos, metas, sonhos e objetivos. É uma mistura de ansiedade com insegurança, que resulta em comportamentos de defesa e de enfrentamento. Um exemplo bem atual disso é a Procrastinação, ou seja, sempre querer deixar para amanhã o que se pode fazer hoje. Tem gente que usa a preguiça pra disfarçar isso, ou sempre estar em busca de  algo mais importante pra fazer como justificativa, porém muitas vezes o medo de errar e se autopunir é a grande causa. A melhor maneira de perder esse sentimento é dar pequenos passos até concluir alguma atividade, e se mesmo assim der errado, buscar corrigir e continuar.

Quantas vezes você fez algo que te prejudicou mesmo sabendo qual seria o resultado? Essas atitudes podem estar atrasando sua vida de diversas formas. Quer um exemplo? Imagine que você tem que acordar cedo para ir trabalhar, pois assim terá dinheiro para pagar suas contas e poderá realizar aquele tao sonhada viagem com a família. Só que você detesta acordar cedo e pra ajudar não gosta do seu trabalho. Então, ao invés de acordar quando o despertador toca, você rola para o lado e para outro, lutando para se levantar. Com isso, perde o horário da condução, ou pega o pior horário do trânsito, se atrasa muitas vezes, e ao final de um rotina dessa acaba perdendo o emprego. Agora ficará sem o dinheiro, se endivida para pagar as contas e dá adeus à sua viagem de férias com a família. Triste não é? Então se você se identificou em algum momento, é hora de AGIR e assim traçar um novo objetivo de vida e seguir em frente.

  • Questione-se: Se você não gosta do seu trabalho, pergunte-se como devo fazer para conseguir algo melhor? Se você não gosta de acordar cedo, questione-se como posso fazer o que gosto e acordar mais tarde sem prejudicar minha produtividade e minha renda? O grande segredo é buscar novas maneiras de resolver velhos problemas.O que você quer para a sua vida? Pare um minuto e reflita sobre essas questões. Lembre-se a sua capacidade de agir depende unicamente de você mesmo, e caso isso não seja o combustível principal, pense em quem você ama e o quanto poderá faze-los feliz com a sua realização.
  • Não tenha medo do novo: é como dizem se tiver medo, vá com medo mesmo. Toda nova experiência ou ação tem algo a nos ensinar, por mais simples que seja. Se você quer enfrentar e vencer seus medos, olhe para você mesmo e descubra uma razão forte o suficiente para te dar força e determinação para enfrentar qualquer obstáculo e conquistar seus objetivos. Confie em você e siga em frente. Um exemplo de superação em autosabotagem são as pessoas que passam por processos de emagrecimento. Muitos agem inicialmente com determinação, porém após conseguir um mínimo resultado, volta aos hábitos antigos, e comprometem o resultado final. Lembre-se recomeçar muitas vezes é mais difícil que começar, então tenha em mente que sempre que começar algo, termine para seguir o próximo passo.
  • Procure ajuda: Temos a mania de pensar que nossos problemas são únicos, e ninguém deve conhecer nossas fraquezas, criamos assim um muro ao nosso redor e acabamos sofrendo por não ter com quem dividir nossos sentimentos. Enfrentar a autosabotagem não é um processo fácil. Enfrentar nossos próprios medos, insegurança e dores requer coragem e preparo. Se este for o seu caso, não hesite em pedir ajuda. Conversar com amigos, psicólogos, busque alternativas que te ajudem a parar de se sabotar e dar a volta por cima. Pense que a sua superação pode se tornar uma motivação para mais pessoas conseguirem atingir objetivos. Cada dia uma nova conquista, ter alguém que te incentive e apoie é essencial.
  • Seja Positivo: já dizia Henry Ford: “Se você acha que pode, ou você acha que não pode, você está certo”. Então nada melhor que “agir” para que a autosabotagem sai definitivamente de sua vida. Tire da sua mente que a sua vida não progride devido aos acontecimentos do “mundo exterior” muitos culpam a economia, o trabalho, e até mesmo a família para justificar a falta de progresso. Coloque em sua mente que nada ao seu redor irá mudar se você não mudar, então seja positivo, tenha um hobby, faça algo que goste para que possa se energizar e dar continuidade a caminhada diária. Uma boa leitura, um bom filme, praticar esportes ou até mesmo uma simples caminhada, pode te trazer aquela motivação diária e tanto necessária para que você supere seus medos e desafios.

Lembre-se a autosabotagem tem apenas um inimigo, que é você mesmo, então não deixe o falta de motivação o assombrar. Comece agora mesmo!

Boa Sorte e Sucesso!

Formada em Administração, Pós graduada em Marketing e Comunicação. Consultora de Empreendedorismo e Marketing, Atua também nas áreas de Gestão de Conteúdos, Colunista e Apresentadora do Programa "Minuto Empreendedor" na Rádio Jornal de Indaiatuba.