iMais

Levantamento aponta emissão excessiva de gases poluentes em Nova Odessa

Foto: divulgação

A cada dez caminhões que trafegam pelas ruas e avenidas de Nova Odessa, três emitem gases poluentes acima do nível permitido. É o que aponta um levantamento feito nesta terça-feira (1º) por fiscais da Secretaria de Meio Ambiente de Nova Odessa. A ação, que contou com apoio de agentes do Setor de Trânsito, foi realizada no cruzamento das avenidas Ampélio Gazzetta e Oscar Bergreen, rota da principal zona industrial da cidade.

De acordo com a diretora de Meio Ambiente, Aryhane Massita, em uma hora de operação, foram analisados 86 caminhões. Desse total, 24 foram reprovados nos testes. A medição de emissão de fumaça é feita com o veículo em movimento, por meio da escala de Ringelmamn – tabela com cinco graduações de cores, variando do cinza claro ao preto. Os veículos que emitem fumaça a partir do terceiro tom, indo para o preto, estão desregulados e poluindo o meio ambiente, em desacordo com a legislação brasileira.


“Quanto mais escura é a fumaça, mais poluentes são lançados, comprometendo a qualidade do ar, aumentando a incidência de problemas respiratórios e contribuindo para o aquecimento global. Fizemos esse levantamento para chamar a atenção para esses impactos e para a necessidade de manutenções preventiva e periódica dos veículos”, explicou a diretora de Meio Ambiente da Prefeitura de Nova Odessa.

Com base no levantamento, a secretaria vai avaliar uma forma de notificar os motoristas flagrados. Em vigor desde setembro de 2013, a resolução 452/13 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estabelece que proprietários de veículos antigos movidos a diesel, sobretudo os fabricados antes de 2005, deverão intensificar as manutenções, com o intuito de reduzir as emissões de gases. O Código Brasileiro de Trânsito classifica como infração grave circular com o veículo produzindo gases tóxicos em quantidade excessiva.

O Portal iMais seleciona e publica as melhores informações diariamente buscando notícias que valorizam o estilo de cada leitor. Para enviar sua sugestão de conteúdo utilize o e-mail: conteudo@imais.online.