O Instituto GABRIEL convida a população para a cerimônia de abertura da 21ª Campanha de Doação de Órgãos

O Instituto GABRIEL convida a população para a cerimônia de abertura da 21ª Campanha de Doação de Órgãos

Famílias de doadores e transplantados da cidade serão homenageados

No próximo dia 27 de setembro, acontece em todo o território nacional, a abertura da 21ª Campanha Nacional de Doação de Órgãos, e a celebração do DIA NACIONAL DO DOADOR DE ÓRGÃOS. Em Indaiatuba as ações começarão pela cerimônia de abertura da Campanha, que é aberta à toda população, no Plenário da Câmara Municipal de Indaiatuba no dia 29/09 às 19h00.

Durante o evento, representantes do Instituto GABRIEL irão expor a situação atual de como está o processo de doação de órgãos e transplantes no país e de como é importante a troca de ideias entre as pessoas sobre esse tema, hoje considerado ainda um tabu, nas rodas de conversa. Segundo o Ministério da Saúde, em agosto deste ano, estão registrados na fila de espera por transplantastes 44.689 pessoas considerando-se pacientes ativos, semiativos e córnea, o que equivale ao Estádio do Pacaembu lotado em final de campeonato!

Nesta fila não estão considerados os pacientes registrados no REREME – Registro de Receptores de Medula que aguardam a localização de doadores compatíveis para receber o transplante de medula. Estima-se que cerca de 3 mil pessoas passem pelo sistema todos os anos. São 32.877 pessoas que aguardam por órgãos sólidos como coração, rim, pâncreas, fígado, etc. e 11.812 por córnea. A maior fila é para transplante renal que registra 29.837 que representa mais de 90% dos da fila atual! (Órgãos sólidos). Nos últimos anos essa fila tem sido responsável por mais de 50% da fila em média, mas os números deste ano são assustadores. Cabe à sociedade procurar entender o porquê desse crescimento e como prevenir-se para não adquirir doenças renais crônicas, que muitas vezes começam com casos controláveis de hipertensão arterial ou diabetes.

Essa fila se mantém alta, graças ao tratamento paliativo que os renais crônicos recorrem que é a hemodiálise. Para os demais órgãos isso já não acontece, fazendo com que os números sejam inferiores devidos aos óbitos. Porém, a realidade que temos que enfrentar é aumentar as chances daqueles que esperam nessa angustiante fila. E isso só depende de nós!

Para isso é necessário conversar sobre o tema com familiares e deixar claro a intenção de doar ou não. Manifeste sua vontade, deixe claro para todos, pois no Brasil a doação de órgão tem que passar pela autorização da família. Não existe documento, testamento ou registro que o torne doador. Somente sua família poderá fazê-lo. Um doador simples pode tirar 8 pessoas da fila de espera. Um doador completo pode beneficiar até 25 pessoas entre órgãos e tecidos.

Por isso, o Instituto GABRIEL convida a todos para abraçar essa causa em favor da Vida. “Trata-se de darmos continuidade à vida de milhares de pessoas que tem suas próprias histórias e sonhos e que dependem apenas de um gesto de solidariedade e amor ao próximo”, relata a presidente da organização, Maria Inês. Dando sequência às ações, voluntários estarão no sábado, 28, entre 10 e 20h prontos para informar sobre o assunto numa ação voltada à população.

O local é o Polo Shopping Indaiatuba onde serão oferecidos testes de glicemia, aferição de pressão arterial e o principal… muita informação! São parceiros nessa ação: Polo Shopping Indaiatuba, Drogasil, Faculdade Anhanguera, #Juntos e Prefeitura Municipal de Indaiatuba.

Serviço:

Dia 27/09 – Câmara Municipal de Indaiatuba a partir das 19h – Cerimônia de Abertura da Campanha Dia 28/09 – Polo Shopping Indaiatuba – Plantão de esclarecimentos, aferição de Pressão Arterial e testes de glicemia

error: Content is protected !!