iMais

Polo Shopping Indaiatuba recebe ação de conscientização sobre as hepatites virais neste sábado (27)

Voluntários do Instituto Gabriel e dos clubes de Rotary de Indaiatuba vão realizar testes gratuitos para identificar a presença do vírus da Hepatite C

Em apoio ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, celebrado no dia 28 de julho, o Polo Shopping Indaiatuba recebe neste sábado (27), uma ação de conscientização sobre as hepatites virais com testes gratuitos para identificação da presença do vírus da Hepatite C, conhecido como VHC ou HCV.

No total, serão oferecidos 400 testes gratuitos, das 10h às 20h, no corredor próximo à Drogasil, em uma ação conjunta entre o Instituto Gabriel e os clubes de serviço do Rotary Club da cidade.  Os testes são fornecidos pela ABPH (Associação Brasileira de Portadores de Hepatites) e fazem parte do movimento Hepatite Zero que pretende erradicar a presença do vírus no mundo. No Brasil, a meta do Ministério da Saúde é erradicar o vírus até o ano de 2030.

Hepatites Virais

Segundo o Ministério da Saúde, existem cerca de 3 milhões de brasileiros infectados pelas hepatites virais. A Hepatite C é a que mais mata, sendo responsável por 70% dos óbitos. Ainda de acordo com os dados do Ministério da Saúde, um a cada três transplantes de fígado ocorrem por complicações da Hepatite C.

 

A hepatite C é causada pelo vírus VHC, transmitido principalmente por sangue contaminado, durante compartilhamento de seringas, agulhas ou de instrumentos de manicure, pedicure, tatuagem e colocação de piercing. A infecção também pode ser transmitida pelo contato sexual e por via perinatal (da mãe para filho), durante a gravidez e o parto.

 

Na maior parte dos casos, a hepatite C é assintomática, mesmo quando o fígado já está bastante afetado pela doença. Em algumas situações, porém, pode ocorrer uma forma aguda da enfermidade, que antecede a forma crônica e provoca os seguintes sintomas: mal-estar; vômitos; náuseas; pele amarelada (icterícia); dores musculares; perda de peso e muito cansaço.

Com diagnóstico precoce, 90% dos casos tem tratamento, por isso, a importância de realizar o teste preventivo. Pessoas que receberam transfusão de sangue antes de 1993 também devem fazer o teste.

 

Serviço:

Ação de conscientização contra as Hepatites Virais

Data: 27/07

Testes de prevenção:  das 10h às 20h, ou até acabar os testes

Endereço:  Polo Shopping Indaiatuba (Alameda Filtros Mann, 670 – Jardim Tropical – corredor próximo à Drogasil)

Evento: Gratuito

O Portal iMais seleciona e publica as melhores informações diariamente buscando notícias que valorizam o estilo de cada leitor. Para enviar sua sugestão de conteúdo utilize o e-mail: conteudo@imais.online.