iMais

Projeto Vizinhança Solidária conta com mais de 50 células em Indaiatuba

No primeiro semestre de 2019 foram cadastradas nove unidades

O projeto Vizinhança Solidária de Indaiatuba é gerido pela Secretaria de Segurança Pública através do Comseg (Conselho Municipal de Segurança Pública) e conta com o apoio da Guarda Civil e Polícia Militar. O objetivo é promover a integração dos vizinhos, que formam um vínculo de cooperação e contato direto com as forças policiais. O município conta com 52 células implantadas, sendo que nove foram cadastradas no primeiro semestre de 2019.

“A iniciativa tem apresentado resultados muito positivos com a grande diminuição da criminalidade onde é implantado. Com a aproximação dos moradores do bairro, um conhece a rotina do outro e em conjunto monitoram o cotidiano do local, ficando alertas para qualquer situação suspeita. Os moradores que têm câmeras de monitoramento na residência, ou um celular, muitas vezes enviam no grupo as fotos dos suspeitos, o que auxilia os vizinhos e as Forças de Segurança Pública a localizar os indivíduos”, comenta o secretário Interino de Segurança Pública, Sandro Bezerra Lima.

Os bairros cadastrados mais recentes foram: Jardim Pau Preto, Colonial, União e Bem-Te-Vis. As próximas reuniões acontecerão nos bairros Jardim Alice e Veneza.

Como funciona?

Todo bairro tem um Tutor que é o responsável pela coordenação dos vizinhos. O tutor cria um grupo no WhatsApp, onde os vizinhos escrevem caso constatem qualquer anormalidade no bairro e avisam se já ligaram para a Guarda Civil ou para a Policia Militar.

Como participar?

Para implementar o projeto vizinhança solidária no bairro, basta entrar em contato com o Comseg pelo whatsapp (19) 9 8382-1112.

O Portal iMais seleciona e publica as melhores informações diariamente buscando notícias que valorizam o estilo de cada leitor. Para enviar sua sugestão de conteúdo utilize o e-mail: conteudo@imais.online.