iMais

Aprenda a controlar crises de enxaqueca

Principal causa é genética, mas dor também pode ocorrer por insônia, ansiedade, bebida alcoólica em excesso, alimentos e cheiros fortes

A enxaqueca é um desequilíbrio químico do cérebro e pode causar uma série de sintomas. O mais comum é a dor latejante, ou pulsátil, em um dos lados da cabeça, acompanhada de enjoo e vômito. Também há intolerância à luz, cheiro e barulhos.

As mulheres têm três vezes mais enxaqueca do que os homens. Para ambos os sexos, no entanto, o principal fator é hereditário, e para evitar as crises que prejudicam tanto a qualidade de vida das pessoas é preciso ficar atento a alguns fatores.

A neurologista Meire Argentoni Baidocchi explica que o diagnóstico é clínico. “Depende da história do paciente e dos sintomas para se chegar à conclusão de ser ou não enxaqueca. Não existe nenhum exame complementar para esse diagnóstico”, afirma.

Ela ainda conta que os fatores desencadeantes para a dor de cabeça são insônia, nervoso, ansiedade, privação do sono, bebida alcoólica em excesso, alguns alimentos e cheiros fortes. “É preciso procurar os sintomas e mudar o estilo de vida”, diz.

Alice Duarte descobriu que as dores que vinha sentindo era por conta da enxaqueca. “ Comecei a ter dores diariamente, às vezes mais fortes, outros dias menos. Fiz vários exames e descobrimos que era enxaqueca. Não é fácil conviver com a dor”, conta.

Por ser uma doença bioquímica do cérebro transmitida geneticamente, a enxaqueca ainda não tem cura, mas pode ser controlada com alimentação adequada e atividades físicas regulares e também com medicamentos corretos.

Somente o especialista pode dizer qual é a melhor medicação, mas as crises podem ser reduzidas ao evitar os fatores desencadeantes. É recomendado:

– Beber muita água;

– Comer moderadamente;

– Descansar, colocando um pano úmido no local da dor;

– Tomar o remédio recomendado pelo médico. Nunca tome a medicação mais de duas vezes por semana, o que pode piorar as crises.

O Portal iMais seleciona e publica as melhores informações diariamente buscando notícias que valorizam o estilo de cada leitor. Para enviar sua sugestão de conteúdo utilize o e-mail: conteudo@imais.online.