Sinfônica de Indaiatuba abre temporada 2019 com grandes obras de Mozart e Beethoven

Sinfônica de Indaiatuba abre temporada 2019 com grandes obras de Mozart e Beethoven

Concerto acontece dia 15 de março e tem entrada franca

Abrindo a Temporada 2019, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba apresenta duas grandes obras: a abertura da ópera A Flauta Mágica, de Wolfgang Amadeus Mozart, e a monumental Sinfonia nº. 5, de Ludwig van Beethoven. O concerto acontece dia 15 de março, às 20 horas, na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba).

A Flauta Mágica foi composta em um período muito difícil para Mozart. O compositor encontrava-se com problemas financeiros e a saúde bastante debilitada. A obra estreou no final de setembro de 1791 e se tornou uma grande sensação em Viena, mas Mozart não pôde usufruir desse sucesso, pois faleceu dois meses depois.

A Sinfonia nº. 5 de Beethoven pode ser considerada um dos maiores monumentos do mundo orquestral. Muitas vezes, quando falamos de orquestra, é quase inevitável lembrar daquelas quatro primeiras notas da sinfonia: tan-tan-tan-tan! E são essas quatro notas, tão simples, que não só dão origem, mas permeiam toda a obra. Quando ouvimos a sinfonia, não podemos deixar de perceber que há uma progressão, um caminhar desde o início, absolutamente dramático, até o grandioso final, que parece superar toda e qualquer dificuldade anterior.

De fato, alguns anos antes da composição, Beethoven escreveu a seu irmão dizendo que ao descobrir que estava perdendo progressivamente a audição, pensou muitas vezes em se matar, mas ao final havia resolvido viver para e pela sua música.

Novidades

“Nesse ano vamos ampliar o número de concertos da temporada com programas magistrais para grande orquestra, além de preparar surpresas na série Concertos Especiais. Vamos atender ao pedido do público e repetir o concerto homenageando a banda Pink Floyd, além de um concerto especial para os jovens com a execução de temas de grandes séries, filmes e games, com um telão projetando imagens, luzes e efeitos”, revela o maestro e diretor artístico Paulo de Paula. “Faremos mais um tributo a uma das maiores bandas que já existiram. Mas isso ainda é surpresa”.

A orquestra pretende ainda realizar concertos com solistas e óperas, além de promover em Indaiatuba um festival de altíssimo nível. “Esse ano temos um grande desafio: realizar o Festival de Inverno de Indaiatuba, em parceria com a Secretária Municipal de Cultura e o Mosteiro de Itaici (Vila Kostka). Entre os dias 17 e 21 de julho, traremos os melhores músicos do Brasil para lecionarem e se apresentarem na cidade”, comenta o maestro. O festival contará também com parcerias que levarão atrações musicais para diversos cantos da cidade.

Mais uma boa notícia: a escola de música abrirá vagas para novos alunos de musicalização infantil no violino, viola, violoncelo e contrabaixo. As novidades serão as aulas de flauta transversal, trompete, clarinete e saxofone e de banda marcial. As inscrições terão início em março e os interessados já podem saber mais através das redes sociais da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba e Orquestra Jovem de Indaiatuba.

Toda a temporada e os projetos de ensino são mantidos pela Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba em parceria com a Secretária Municipal de Cultura. A programação é sempre gratuita e a entrada na Sala Acrísio de Camargo obedece a ordem de chegada do público.

SERVIÇO

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba

O que: Abertura da Temporada 2019
Quando: 15 de março (sexta-feira)
Horário: 20h
Local: Sala Acrísio de Camargo (CIAEI)
Endereço: Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3.665 Jardim Regina, em Indaiatuba/SP
Entrada franca

Veja também