iMais

Receita de Natal: chef ensina receita fácil de tender ao molho de iogurte e mostarda

Lisiane Miura mostra como preparar o tradicional prato para deixar a ceia natalina ainda mais saborosa

As celebrações de final de ano são sempre acompanhadas de amigos, familiares e, claro, de comida. Um dos pratos mais tradicionais das festas natalinas é o tender. Para quem quer inovar no cardápio sem deixar a tradição de lado, Lisiane Miura, chef de cozinha e nutricionista do Comitê Umami, separou uma receita para deixar o jantar ainda mais especial: Tender ao Molho de Iogurte e Mostarda.

De simples preparo, a receita é extremamente saborosa e garante um visual muito apetitoso. “O tender já vem pré-cozido e, por isso, basta terminar de assá-lo no forno até dar aquela famosa douradinha. Já o molho de iogurte e mostarda, além de refrescante, garante um sabor a mais ao prato”, explica Lisiane.

Segundo a especialista, o truque é preparar a ceia com alimentos que conferem o gosto umami, como o tender, o tomate e o cogumelo. “A combinação desses três ingredientes deixa a receita ainda mais umami”, explica Lisiane, referindo-se ao quinto gosto do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Confira o modo de preparo:

Tender ao Molho de Iogurte e Mostarda

Ingredientes
1 tender bolinha (1 kg)
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
15 cravos-da-índia
1 xícara (chá) de suco de laranja (200 ml)
1 colher (sopa) de azeite de oliva
100 gramas de cogumelos frescos (portobello ou de paris)
1 pitada de sal
Meia xícara (chá) de tomate-seco cortado em tiras (80 g)

Molho
1 dente de alho amassado
2 colheres (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de mostarda
1 copo de iogurte natural (170 g)
Meia colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino

Modo de Preparo

  1. Em uma assadeira pequena, disponha o tender, besunte toda a sua superfície com a manteiga, espete os cravos e regue com o suco de laranja. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno quente (220 graus), por aproximadamente 20 minutos. Retire o papel-alumínio e deixe dourar por 10 minutos.
  2. Enquanto isso, coloque o azeite em uma frigideira e leve ao fogo médio para aquecer. Junte os cogumelos e refogue por 5 minutos ou até ficarem macios. Tempere com o sal, acrescente o tomate-seco e espere aquecer. Retire do fogo e reserve.
  3. Prepare o molho: em uma tigela, coloque o alho, o suco de limão, a mostarda, o iogurte, o sal e a pimenta-do-reino, misture bem e leve à geladeira até o momento de servir.
  4. Retire o tender do forno, fatie, decore com o refogado de cogumelos e tomate e sirva com o molho à parte.                                                                                          

UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/ogostoumami e instagram.com/ogostoumami.

O Portal iMais seleciona e publica as melhores informações diariamente buscando notícias que valorizam o estilo de cada leitor. Para enviar sua sugestão de conteúdo utilize o e-mail: conteudo@imais.online.