Alimentação

Tomilho: por que e como incluí-lo na sua alimentação

O chá feito das ervas secas ou frescas, por exemplo, é utilizado em quadros como bronquite e outras doenças respiratórias

Você provavelmente já usou o tomilho para dar mais sabor a alguns de seus pratos. Mas, se ainda não fez isso, vai adorar saber que, além de oferecer benefícios à saúde, essa erva pode dar um toque especial aos mais variados alimentos, como carnes, peixes, sopas, pães e até a bolos, bebidas e doces!

A nutricionista comportamental Patrícia Cruz, Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), especialista em nutrição e transtornos alimentares, comenta que o tomilho é uma planta originária da Europa e cultivada no Sul e Sudeste do Brasil. “As folhas e ramos novos são utilizados na culinária como condimento e erva aromática”, diz.

De nome científico “Thymus vulgaris”, o tomilho é facilmente encontrado em lojas especializadas e/ou supermercados, além disso, pode ser, sem problemas, cultivado em uma horta. Vale destacar que seu cultivo é melhor em climas quentes e com boa quantidade de sol durante o ano.

O tomilho dá ainda origem ao óleo essencial de tomilho, encontrado facilmente à venda, e com propriedades interessantes para a saúde e beleza de uma forma geral. Seu uso mais comum é por meio da aromaterapia.

Conheço os benefícios que o tomilho pode oferecer à saúde, saiba como usá-lo e inspire-se com deliciosas receitas que o têm como estrela.

Benefícios do tomilho

Ser um grande aliado na preparação de receitas não é a única característica que faz o tomilho ser especial. Confira abaixo os benefícios que ele pode oferecer (tanto para a saúde, como para a sua casa e, claro, para seus pratos):

Prevenção a doenças crônicas: Patrícia explica que o óleo essencial denominado timol, extraído das folhas secas, apresenta atividade microbiana e antioxidante (flavonóides e taninos), que são responsáveis por prevenir doenças crônicas não transmissíveis.

Combate a problemas respiratórios: a nutricionista destaca que o chá feito das ervas secas ou frescas é utilizado em quadros como bronquite e outras doenças respiratórias.

Aumento da imunidade: o tomilho é fonte de vitamina C e de vitamina A. Assim, consumir frequentemente esta erva pode contribuir para o aumento da imunidade e melhora da saúde de uma forma geral.

Combate à acne: com propriedades antibacterianas, o óleo essencial de tomilho pode ser um aliado no combate à acne.

Combate ao mofo: com propriedades fungicidas, o óleo essencial de tomilho pode ser usado como um “desinfetante” em casas onde há certa concentração de mofo.

Tratamento de feridas: com suas propriedades antibacterianas e antissépticas, o óleo essencial de tomilho pode ser usado para tratar pequenas feridas.

Poder repelente: com aroma penetrante, o óleo de tomilho é ainda muito utilizado como repelente de insetos.

Prevenção contra a anemia: fonte de ferro, o consumo frequente de tomilho pode ajudar a elevar os níveis de hemoglobina no sangue, evitando a anemia.

Versatilidade na culinária: o tomilho pode ser facilmente utilizado na preparação de alimentos, dando um toque especial aos mais variados pratos, como carnes, peixes, sopas, pães e até doces.

Agora você, com certeza, tem bons motivos para incluir o tomilho no seu dia a dia!

 

Fonte:www.dicasdemulher.com.br

To Top