Alimentação

Alimentação saudável no trabalho é possível!

Nutricionista dá dicas de como se alimentar de maneira equilibrada durante o expediente

Com a rotina atribulada dos dias de hoje, muitas vezes as refeições não são realizadas de maneira adequada. Por isso, é importante nos períodos entre uma tarefa e outra alimentar-se de lanchinhos saudáveis. A nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Cintya Bassi, aconselha levar de lanche, frutas que não precisem de muita manipulação, como ameixa, maçã, banana, pera, tangerina, caqui e damasco. “Outras opções são as frutas oleoginosas, como castanhas, amêndoas e nozes, barras de cereais com baixo valor calórico e maior quantidade de fibras, além de frutas secas e biscoitos integrais”, indica a profissional.

Cintya também alerta para alguns alimentos que devem ser evitados por conterem excesso de calorias, açúcares, sódio e gordura trans, como doces, salgadinhos, frituras, biscoitos recheados e refrigerantes. Uma boa alternativa para aqueles momentos de cansaço no meio da tarde é comer uma barra de 30 g de chocolate meio amargo. “O chocolate meio amargo tem menos gordura e mais cacau, o que aumenta a concentração de componentes benéficos à saúde cardiovascular, além de dar energia”, explica.

Caso a empresa em que trabalhe ofereça a opção de levar o almoço, inclua uma alimentação balanceada com todas as fontes de nutrientes em quantidades adequadas. “Prefira carboidratos complexos, como arroz integral. Para fornecer vitaminas e minerais, não podem faltar frutas e hortaliças. Grãos integrais, como linhaça e quinoa são fontes de fibras e vão bem com saladas. Gorduras moderadas e de boa qualidade, como óleos e azeite, também são importantes. Ainda, é preciso fontes proteicas presentes em carnes magras e grãos, como feijão, soja, lentilha e grão-de-bico. Os alimentos frescos e não processados garantem melhor aproveitamento de todos os componentes nutritivos”, indica a nutricionista. “No entanto, lembrem-se de que alimentos com Vitamina C e algumas vitaminas do Complexo B, se aquecidos, podem perder alguns nutrientes. Como as carnes, gema de ovo, frutas cítricas e sementes de vegetais, alguns legumes e verduras como brócolis e espinafre”.

Se não tiver tempo de preparar a comida em casa e levar marmita ao trabalho, ou não houver um ambiente apropriado para se alimentar na empresa, saiba escolher de forma saudável onde e o que almoçar. “É comum nos almoços durante a semana, optarmos pelo quilo, por ser mais prático. Porém, é preciso observar e pensar antes de montar o prato. Comece preenchendo com saladas e legumes, evite molhos brancos, e dê preferência ao simples e clássico, como arroz integral, feijão e frango grelhado”, finaliza.

To Top