Destaques

Indaiatuba é a primeira cidade do país a receber o certificado de município Laço Amarelo

A Prefeitura de Indaiatuba é a primeira cidade do País a receber o selo do Programa Município Laço Amarelo. Criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, o selo reconhece o engajamento do município nas ações voltadas a promover a segurança no trânsito. O certificado foi entregue ao prefeito Nilson Gaspar (PMDB) na manhã de quinta-feira (25), na presença da imprensa local. Na ocasião também foi assinado um termo com o Observatório para o desenvolvimento de ações conjuntas.

Com a certificação, a cidade terá uma série de conteúdos oferecidos pelo Observatório para trabalhar a conscientização para um trânsito mais seguro durante todo o ano. “Esse certificado reforça ainda mais nosso compromisso em fazer o trânsito de Indaiatuba cada vez mais seguro. Estrutura viária nós já temos e fazemos investimentos contínuos nessa área. Agora queremos investir mais em educação no trânsito para formarmos bem os motoristas do futuro”, reforçou o prefeito.

Gaspar avisou que está em busca de patrocínio para implantar o projeto Cidade do Trânsito, um espaço destinado exclusivamente para que as crianças aprendam na prática sobre as leis de trânsito. “Estamos vivendo um período de crise e está difícil conseguir parceria para esse projeto, mas vou insistir nisso e até o final do meu mandato essa “cidadezinha” deve ser concretizada”, justificou.

O diretor presidente do Observatório, José Aurélio Ramalho, explicou que o programa Município Laço amarelo foi criado em 2017 para condecorar as cidades que querem mudar a percepção de risco dos moradores com relação ao trânsito, além de incentivar a mudança de comportamento dos condutores de veículos. “A intenção é ajudar os municípios a conscientizar a população não só durante o mês de maio, mas no restante do ano também”, explicou.

O selo Laço Amarelo foi criado pelo Observatório como uma forma de reconhecer boas ações e permitir que empresas e governos colaborem ainda mais com projetos estruturados na busca por um trânsito mais seguro. Indaiatuba já é um Município Laço Amarelo, pelas ações que desenvolve.

Aderindo ao programa, além de um certificado, o município passa a ter acesso ao Soma (Sistema de Observação, Monitoramento e Ação), entre outros benefícios que também se estendem às empresas Laço Amarelo, como o direito de utilização da marca Laço Amarelo; acesso à ferramenta de autoavaliação em segurança viária; conteúdos e materiais de comunicação relacionados à segurança viária; acesso a todo acervo de pesquisas, estudos e materiais do Observatório, entre outros.

Em Indaiatuba, três outras frentes de trabalho também estão sendo discutidas entre a Prefeitura e o Observatório: a implantação, como projeto piloto, do conteúdo do Observar Educa, material didático-pedagógico de Educação para o Trânsito que engloba todo ensino fundamental em livros do Professor e Aluno, além de todo referencial teórico, para ser implementado na rede municipal de educação no próximo ano. Um outro projeto é o “Indaiatuba para na faixa”, uma campanha para que todas as faixas de pedestres da cidade sejam respeitadas por quem está num veículo; e por último, a linha pedagógica da Cidade do Trânsito.

 

Caminhada Atenção Pela Vida

Durante a coletiva à imprensa, o prefeito Nilson Gaspar também fez o convite à população para participar da Caminhada Atenção Pela Vida, que é uma das ações do Movimento Maio Amarelo na cidade. O evento acontecerá domingo (21). Esta é a quarta edição da Caminhada, promovida pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Prefeitura Municipal de Indaiatuba. A concentração será em frente à Prefeitura, às 9h.

Como nas edições anteriores, os participantes receberão uma camiseta alusiva ao Movimento e poderão se aquecer com uma aula de zumba e alongamento. Ainda em frente à Prefeitura será montada uma minicidade para ensinar as crianças a respeitarem as leis de trânsito e um stand com orientações sobre a importância do transporte de crianças de modo adequado, com o uso de bebê-conforto, cadeirinha, assento de elevação e cinto de segurança.

Também participaram da coletiva, o secretário de Obras e Vias Públicas, Robenilton de Oliveira Lima, e o presidente da Câmara Municipal de Indaiatuba, Hélio Ribeiro (PSB).

 

Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária na esteira da determinação da Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU) que editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, o Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.

A intenção é colocar em pauta a segurança viária e mobilizar toda a sociedade para discutir o tema, estimulando o cidadão a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada um, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito. Ações são desenvolvidas em todos os estados brasileiros e em outros 26 países nos cinco continentes.

Neste ano de 2017, o Maio Amarelo tem como tema “Minha escolha faz a diferença”, que visa alertar que no trânsito todos têm de estar muito atentos para a escolha certa, já que dados apontam que as causas de 90% dos acidentes no país estão ligadas a falhas humanas (imperícia, imprudência, entre outros).

Os acidentes de trânsito no Brasil foram responsáveis em 2014 (últimos dados oficiais disponíveis) por cerca de 43 mil mortes. Vale lembrar também que, em decorrência deles, um contingente extremamente superior passa a conviver com sequelas e invalidez permanente, por exemplo. Além disso, os custos com os acidentes de trânsito representam montante de R$ 56 bilhões que poderiam ser voltados a ações sociais.

 

Serviço:

4ª Caminhada Atenção Pela Vida

Início: 9h (previsão de término é 12h)

Local: concentração será em frente à Prefeitura (avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 2.800 – Jardim Esplanada II)

 

Fotos: Giuliano Miranda  RIC/PMI

O Portal Mais Indaiá é uma mídia totalmente virtual, no ar desde 2007 traz as melhores noticias e informações de Indaiatuba e cidades da região.

Copyright © 2016 - Loggar Entretenimento - Portal Mais Indaiá

To Top