Campinas

Comédia “Histeria”, com direção de Jô Soares, terá curta temporada no teatro Iguatemi

Mestre do surrealismo, o pintor espanhol Salvador Dalí era um admirador declarado de Sigmund Freud, o pai da psicanálise. Em 1938, após algumas tentativas, os dois icônicos personagens se encontraram em Londres, local onde o médico neurologista se estabelecera após fugir da Europa nazista. Deste histórico e inusitado encontro surgiu a matéria-prima para “Histeria”, comédia que volta ao teatro Iguatemi, em Campinas, para realizar nova curta temporada, de 5 a 14 de maio, sempre de sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h.

Dirigida por Jô Soares, a montagem cômica fez enorme sucesso em sua primeira passagem pela cidade e agora volta com Norival Rizzo, Cassio Scapin, Erica Montanheiro e Milton Levy no elenco. O ator Cassio Scapin pode ser substituído por Rubens Caribé sem qualquer aviso prévio.

Escrita em 1993 pelo autor britânico Terry Johnson, a comédia teatral ganhou direção de John Malkovich e sua montagem foi aclamada por diversos países da Europa, com grande aclamação do público e da crítica. Depois de assistir e se encantar com a montagem em Paris, Jô Soares traduziu o texto e agora dirige a versão brasileira da comédia consagrada pelo mundo.

A peça tem toda sua comicidade causada justamente pelo encontro inusitado entre Sigmund Freud e Salvador Dalí. Numa das sequências mais absurdas da trama, dilatada pelos efeitos da comédia física, Dalí encontra Freud em seu consultório, onde ele, atrapalhado por uma série de situações cômicas anteriores, encontra-se segurando uma bicicleta coberta por caramujos, com uma das mãos presa dentro de uma galocha e com a cabeça enfaixada numa espécie de turbante. O mestre surrealista, fascinado pela visão, conclui: “O que Dalí vê apenas em sonhos, você vive na realidade”. Sem dúvida, um dos maiores encontros do século passado: a psicanálise e o surrealismo; a psique humana e o delírio imaginário.

Durante o episódio retratado na peça, as certezas de Freud são questionadas por duas outras personagens, enquanto a obra de Dalí é satirizada numa visão auto-parodiada dele próprio. Entre diálogos inteligentes, situações farsescas, ritmo frenético e até alucinações, surge uma das “encruzilhadas” do texto: retirar a essência do mito é minar o fundamento da fé?

Serviço:

Teatro: “Histeria”
Local: Teatro Iguatemi – 3º piso do shopping Iguatemi. Av Iguatemi, 777, Vila Brandina – Campinas. (19) 3294-3166
Data: 5 a 14 de maio
Horário: sexta e sábado, às 21h; domingo, às 19h
Ingresso: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia)
Vendas: bilheteria do teatro (segunda a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 12h às 20h) ou pela internet www.ingressorapido.com.br

O Portal Mais Indaiá é uma mídia totalmente virtual, no ar desde 2007 traz as melhores noticias e informações de Indaiatuba e cidades da região.

Copyright © 2016 - Loggar Entretenimento - Portal Mais Indaiá

To Top