Indaiatuba

Prefeitura e Saae dão início as atividades do programa educa água 2017

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Educação e o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) realizaram nesta segunda-feira (17) na Emeb “Prof. Vicente Bernardinetti” a cerimônia de abertura do programa Educa Água, que completa 4 anos em 2017. O evento ocorreu às 8h15 no pátio da escola e contou com a presença do prefeito de Indaiatuba Nilson Gaspar (PMDB), o superintendente do Saae, Sandro Coral e da secretária municipal de Educação, Maria Eliane Faccio Valezin, que fizeram a entrega das camisetas de uniformes do Programa Educa Água e assistiram a primeira exibição da peça teatral que será apresentada nas escolas municipais.

Após a apresentação da peça o prefeito Nilson Gaspar conversou com os alunos e falou da importância do programa. “É um prazer estar mais uma vez aqui com vocês para dar início a esse programa tão importante, que já está indo para seu quarto ano e reduziu em média 27% do consumo de água nas escolas municipais, contando sempre com a parceria da Secretaria de Educação”, ressalta Gaspar.

O principal objetivo do programa é a redução do consumo de água nas Escolas de Educação Básica do Município, através da mudança de hábitos dos alunos e funcionários e da troca e conserto dos equipamentos hidráulicos nas escolas. As ações visam minimizar os problemas com a escassez, aumentando a vida útil dos mananciais, reduzindo o volume de água a ser captada e tratada. Outro benefício do combate ao desperdício de água é a redução do volume de esgoto a ser coletado e tratado, além da diminuição do consumo de energia elétrica e insumos utilizados nos processos de tratamento de água e esgoto.

A Secretaria de Educação montou um cronograma de ações que serão desenvolvidas durante todo o ano que prevê a abordagem do assunto em sala de aula, o acompanhamento da leitura do hidrômetro para que os alunos possam perceber o aumento e diminuição de consumo, possibilitando até mesmo verificar um possível vazamento e também a abordagem na feira de ciências, que acontece no mês de junho, onde os alunos irão demonstrar experiências que envolvam a temática Água e Sustentabilidade, à comunidade.

O Saae, além da entrega de camisetas do Programa aos alunos do Ensino Fundamental e das apresentações do teatro, também irá distribuir uma cartilha, feita em linguagem de quadrinhos, intitulada “Sane e sua turma em uma tarde no Museu” que conta a história de Sane e seus amigos em uma visita ao Museu da Água de Indaiatuba onde apresentam diversos fatos sobre a história do saneamento na cidade assim como dados sobre a importância da água no nosso dia a dia.

“O Saae está sempre investindo em obras e ações para atender a população com tecnologia e qualidade, mas mostrar para as crianças a importância da utilização correta da água, sem desperdícios e de forma consciente é essencial para o futuro de todos”, destaca Sandro.

Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI

O Portal Mais Indaiá é uma mídia totalmente virtual, no ar desde 2007 traz as melhores noticias e informações de Indaiatuba e cidades da região.

Copyright © 2016 - Loggar Entretenimento - Portal Mais Indaiá

To Top