Variedades

O Autismo e o CIRVA de Indaiatuba

Marcelo Xavier e Jakeline Amaral são pais dos gêmeos Matheus e Cristhofer. Apesar da similaridade, os irmãos são bem diferentes em personalidade. Matheus é tranquilo e sensível, Cristhofer é impaciente e impulsivo. Ambos inteligentes e saudáveis, porém, os dois meninos desenvolveram o Autismo, manifestação comportamental que inclui déficits qualitativos na interação social e na comunicação, comportamento repetitivo e estereotipado, além de um conjunto restrito de interesses e atividades.

“Ativos, carinhosos e experts em montar ‘Lego’ de mil peças em 45 minutos, meus filhos são pessoas muito especiais. Matheus e Cristhofer, contrariando as características do Autismo, têm excelente noção espacial e ótima sociabilidade. A dificuldade dos dois está na fala e na comunicação. Com uma rotina dinâmica, acordam às 6h e só vão para cama às 21h. Passam a semana toda em movimento: escola pública em período regular e atividades no CIRVA – Centro de Integração Reabilitação e Vivência dos Autistas. À tarde também, as ações se multiplicam em lugares diferentes: natação, circo e playground, tudo para canalizar as energias para uma boa educação”, conta o pai Marcelo.

Quem coordena todas estas atividades, as idas e vindas é a mãe Jakeline. “Incansável e determinada, minha esposa cuida da logística difícil dos meninos. Organizada, disciplinada e amorosa, Jakeline engravidou aos 25 anos e um ano e meio depois que os gêmeos vieram ela percebeu que eles eram diferentes. Diagnosticados com Autismo viu sua vida virar de cabeça para baixo”, explica o pai.

Mas hoje, passados 07 anos, os meninos são acompanhados por um especialista, Dr. Caio Abujad, e contam com o apoio da família, dos amigos, da escola regular e dos profissionais do CIRVA. Dessa forma a síndrome ganhou uma cara nova, mais leve, permitindo que Matheus e Cristhofer levem uma vida mais colorida, doce e feliz.

O CIRVA é uma entidade filantrópica (sem fins lucrativos) que tem como missão prestar atendimento as pessoas autistas e seus familiares, visando a melhoria da qualidade de vida, além da integração e o reconhecimento do autista na sociedade. A equipe multidisciplinar da instituição é composta por Assistente Social, Fisioterapeuta, Fonoaudióloga, Terapeuta Ocupacional, Psicóloga, Musicoterapeuta, Serviço de Apoio Jurídico, além de Médico Neurologista e Sala de Integração Social.

Todos podem ajudar o CIRVA que fica na Rua Padre Bento Pacheco, 741, Centro – Indaiatuba – (19) 3894 5449 – entre em contato e se informe.

O Portal Mais Indaiá é uma mídia totalmente virtual, no ar desde 2007 traz as melhores noticias e informações de Indaiatuba e cidades da região.

Copyright © 2016 - Loggar Entretenimento - Portal Mais Indaiá

To Top